top of page

FLEXIBILIDADE: Um guia para melhorar o seu alongamento em casa

Atualizado: 10 de nov. de 2021

Um corpo físico mais leve e um maior conforto físico.


Melhorar as funções respiratórias, prevenir cardiopatias e o sentimento de melhora do bem estar.

Uma vida sem dores e com facilidade para fazer qualquer movimento.

Tudo isso pode ser conquistado com a melhora do seu alongamento.

Para chegar nessa postura é preciso uma construção


O que é o alongamento?



Alongamento é a capacidade do músculo de aumentar de tamanho.

Existem alguns fatores que influenciam como idade (quanto mais jovem, mais fácil), temperatura, horário de prática, tipo de prática.

Com um bom treinamento e o entendimento de alguns detalhes, você pode desenvolver esse ponto importante no seu físico - e consequentemente, ter melhoras até no seu mental.

O primeiro passo é entender sobre postura.



Qual a forma segura de manter uma postura?



Uma ásana, uma postura psicofísica do Yoga, tem como definição ser firme e confortável. Dessa forma, é importante levar em consideração que a postura correta é aquela na qual você consegue “respirar”.

O alongamento na prática de Yoga não deve causar desconforto e deve ser feito de uma forma gradual. Se você está praticando e sente que tá “esticando demais”, é porque você está mesmo.

Não force além da conta para não se machucar.


Aquecimento



Ainda sobre a segurança, é extremamente importante antes de qualquer prática mais intensa ter um corpo aquecido.

Se você não pratica com professor, certifique-se de fazer algumas saudações ao sol e aberturas leves antes de executar posturas mais intensas.

Postura conhecida como "Wild Thing"

Sensação



A sensação de alongamento deve ser sempre no “meio” do músculo e nunca nas articulações. As articulações são as partes do nosso corpo que se movimentam, como joelhos, tornozelos, cabeça...

A não ser que você seja um idoso e tenha calcificado essas articulações (o que nesse caso, alongar não teria tanto problema), ao alongar uma articulação você pode causar o que chamamos de “frouxidão ligamentar”.

Essa frouxidão pode deixar o seu joelho “solto” por exemplo.

Dessa forma, leve sempre a consciência para o músculo e não para os pontos de ligação.


Tempo



O tempo em cada postura para ganhar flexibilidade é tido num consenso de que, no mínimo, 30 segundos para ir desenvolvendo essa abertura.

Caso o tempo de alongamento seja inferior aos 30 segundos, a prática apenas mantém a musculatura saudável e pode servir como um aquecimento e preparação do corpo.


Respiração



A respiração é a ponte entre a sua consciência e o momento presente.

A todo momento estamos pensando, inclusive na prática.

Ao focar na respiração você direciona a sua atenção para o aqui e o agora.

Além disso, quando exalamos o ar dos pulmões o nosso sistema de relaxamento é ativado, o que faz com que se consiga relaxar no ásana. É por isso que nas minhas aulas você sempre vai ouvir para relaxar na exalação.

Levando em consideração esses pequenos detalhes fica muito mais fácil de ir construindo um corpo físico forte e flexível, dentro da sua singularidade.


No estúdio Gabriela Bez Yoga eu tenho uma categoria de aulas inteira dedicada à pratica de Flex Flow, aulas mais focadas em alongamento. Vem praticar comigo: Link na bio.


Namastê,

Gabi

102 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page