top of page

Tipos de Yoga: Hatha, Vinyasa...Qual escolher?

Atualizado: 6 de nov. de 2021

Já tentou praticar Yoga, mas acabou se sentindo perdida em meio à tantos estilos diferentes?


Vamos de início: O Yoga mesmo é um só.

É uma filosofia.

Nesse post aqui eu falo um pouco mais sobre, mas todas as práticas tem um mesmo objetivo, que é o estado de presença.


O que muda, de uma para a outra, é o caminho.


Vou dar um exemplo: Vamos supor que você queira sair de Florianópolis e ir para São Paulo. Você pode escolher ir de carro, de ônibus, de moto ou de avião.

De qualquer uma dessas formas, você irá chegar à São Paulo, independente do veículo que você usar para a locomoção.

E é exatamente isso que são as linhas do Yoga:


Diferentes caminhos com um único destino.



Existe atualmente inúmeros caminhos! Os mais populares são o Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Hot Yoga, Iyengar Yoga e Vinyasa Flow, que é o que eu ensino.

Provavelmente você já ouviu falar em algum deles, não é mesmo?

Não existe um estilo que é certo ou errado. Cada uma tem suas particularidades e semelhanças entre si.

Os estilos existem porque nós existimos, com nossas milhares de diferenças físicas e mentais portanto, nada melhor que diferentes caminhos para irmos em busca de um mesmo objetivo.

Afinal, qual a diferença entre cada estilo? Vamos lá:

Hatha Yoga: Hatha Yoga é o chamado Yoga do Sol e da Lua que, segundo a lenda, foi criado pelo Deus Hindu Shiva, numa Ilha remota. No momento em que ele transmitia o Hatha Yoga para sua esposa, a deusa Parvati, um peixe o teria observado e aprendido a técnica, transmitindo-a posteriormente para os seres humanos.

A permanência nas posturas e o equilíbrio dos polos opostos (ha e tha) são os conceitos mais associados a essa tradição do Yoga.


Ashtanga Yoga: Ashtanga quer dizer Oito Etapas ou seja, refere-se ao sistema de Yoga que foi organizado por Patanjali.

Com séries fixas e posturas que são repetidas diversas vezes, o Ashtanga Yoga é algo que chamamos de fluir vigoroso, com séries fixas e desafiadora.
Iyengar Yoga: Criado pelo mestre B.K.S. Iyengar esse é um estilo que foi desenvolvido com o foco no alinhamento corporal.

Nesse estilo são utilizados blocos, cintos e outros suportes que auxiliam o praticante na busca de um alinhamento preciso do corpo durante a execução das posturas.


Vinyasa flow: Vinyasa, do sanscrito "vin"- fluir e "nyasa"- bom caminho, é um método que pode se descrever mais popularmente como sequência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar fluxo contínuo.


A diferença entre o Vinyasa e o Hatha é que no Vinyasa nós não temos um tempo de permanência grande nas posturas e temos as chamadas transições, que são as partes da sequência em que conectamos uma postura à outra, criando esse flow do movimento.

Essa prática incorpora ásanas (posturas) que criam uma meditação em movimento. É quase como se fosse uma dança, onde o as batidas são o corpo e o ritmo é a respiração.


A curto prazo, esse estilo te ajuda a ter mais força, flexibilidade, concentração e resistência. Ao longo prazo, te ajuda a desenvolver uma conexão corpo-mente muito mais forte e auxilia na criação de força e estabilidade nesses dois aspectos: Físico e mental.



Namastê,


Gabi

1.047 visualizações0 comentário
bottom of page