Por que é importante seguir uma sequência feita por um professor?
top of page

Por que é importante seguir uma sequência feita por um professor?

Atualizado: 6 de nov. de 2021

Você já deve ter se perguntado se as sequências de Yoga são aleatórias ou se existe um motivo por trás de tudo, não é mesmo, Yogi?


Será que posso fazer as posturas que eu for sentindo no momento, ou preciso seguir uma sequência pré estabelecida?


Uma das coisas que mais me inspirou a começar a prática de Yoga foi assistir à prática de algumas Yogis gringas no Instagram.

Eu simplesmente adorava aquelas sequências de alongamento e comecei a tentar imitar em casa. Fazia do jeito que eu achava e não me ligava se aquilo que eu fazia era certo ou não afinal, eu não tinha o conhecimento!


Quando fiz o curso para me tornar professora, aprendi sobre diversos ásanas (posturas), seus objetivos e propósitos. E depois de estudar bastante, entendi uma coisa:


A ordem das posturas é o que faz a diferença.



O próprio Vinyasa Yoga (que é o estilo eu pratico) significa “colocar as coisas de uma forma especial”. Nesse tipo de aula nós temos as chamadas “transições”, que são posturas de conexão unindo toda a prática, como o fio que une o colar, formando uma peça única.

É quando existe fluidez entre uma postura e outra, trazendo ritmo para a prática e criando o flow que entramos em estado de Yoga.

E isso tudo na parte mental e energética, mas a parte física também não fica de fora:

Cada ásana tem um objetivo, um grau de dificuldade, uma variação possível e um devido lugar na prática.

Você não deve fazer uma postura com uma super extensão da coluna (quando você se curva para trás) sem antes ter aquecido e preparado o corpo com outras aberturas, por exemplo.

Posturas Invertidas também não são indicadas no início. O ritmo da respiração dá o tom da sequência. Um bom professor pode te ajudar nos alinhamentos - esses e outros detalhes fazem toda a diferença na prática.

E é por isso que é importante seguir uma sequência feita por um professor: Por que por mais que a prática de Yoga seja segura e - aparentemente - simples, existem detalhes que vale a pena ter um guia para te ajudar.



Boas práticas,


Namastê


Gabi



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page