top of page

Dicionário Yogi: Aprenda os principais termos do Yoga

Foto do escritor: Gabriela BezGabriela Bez

Atualizado: 6 de nov. de 2021

Ásanas, Kriyas, Bandhas....Já foi em alguma aula e ficou perdida em meio a tantos termos em Sânscrito que a professora falava?


No post de hoje eu separei as principais palavras e seus significados para vocês se inteirarem com todo o nosso mundo Yogi!



Dicionário Yogi



Ásana: São as posturas psico-físicas do Yoga. São chamadas dessa maneira porque atuam tanto no físico quanto no psíquico, abrindo os canais de energia (chakras).


Namastê: Saudação que pode ser usada no início ou final de uma conversa e também como forma de agradecimento. Significa "O Deus que habita em mim saúda o Deus (ou a Deusa?) que habita em você.


Pranayama: Técnica de expansão e controle da bioenergia (prana) também conhecidas como as técnicas de Respiração.


Prana: É a energia vital que está em todos os lugares: No ar, na água, no fogo, nos alimentos vivos...Essa energia flui livremente pelo nosso corpo através do alinhamento dos nossos chakras.


Chakras: São os canais energéticos, também conhecidos como "rodas de energia" por onde a energia vital (Prana) circula e flui, se não estiverem bloqueados.


Om: É o som que representa o Todo. O Vísivel e o Invisível. OM ou AUM ao ser cantado emite uma vibração qe sintoniza com a vibração cósmica.


Yoga: Vem da palavra Yuj, no Sânscrito, que significa "união". Pode significar também alinhamento: Do corpo, mente e espírito. De nós com o Cosmos.


Bandhas: São as travas de energia que no total são 3: Na garganta, nos genitais e no abdômen.


Shavasana: É a última postura da prática, também conhecida como Postura do Cadáver, onde deitamos no tapetinho, fechamos os olhos e nos entregamos aos efeitos da prática. É o momento que a energia se estabiliza no corpo inteiro depois de ter sido movimentada.



Curiosidade: O Sânscrito é uma língua super antiga e é a original pelos quais os Vedas, os textos mais antigos do hinduísmo, foram escritos. Todos os mantras, por exemplo, são cantados em Sânscrito e não traduzidos pelo peso que essa língua em si carrega na comunicação oral.


Muitos dizem ser "A língua dos Deuses".



Namastê,

Gabi

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page